Banner

DESTAQUES:

Conheça a bibliografia comentada do Partido dos Trabalhadores

Por Carlos Henrique Menegozzo:

Imagem: Reprodução Fundação Perseu Abramo

O Partido dos Trabalhadores (PT) figura hoje como o mais importante partido de esquerda do Brasil e como um dos mais importantes do mundo. Seu surgimento resulta de uma complexa combinação de fatores que incluiu a politização de setores da classe trabalhadora ao longo dos anos 1970, im pulsionada pela dedicação militante de ativistas egressos da luta armada, de lideranças do antigo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e da Igreja progressista. Tais energias fortaleceram-se ao longo de toda a década de 1970 e, por condições históricas absolutamente singulares, aglutinaram-se num instrumento político único, e bastante diverso: o PT.

Desde sua fundação em 1980, e até os dias de hoje, o PT viveu momentos claramente diferenciados. Surgido num contexto politicamente restritivo, emergiu como um partido combativo, autêntico representante das classes trabalhadoras e comprometido, ainda que de modo difuso, com um projeto socialista democrático. Experimentou, em meados dos anos 1980, um processo de vigoroso crescimento político, tanto junto aos movimentos sociais quanto de sua representação no âmbito do Estado, definindo-se ideologicamente e consolidando-se no cenário brasileiro como um partido socialista, democrático e de massas.

Abalado pelas mudanças ocorridas no início dos anos 1990 no Brasil, no mundo, e em si mesmo, o PT viveu um momento de crise. Dela emergiu em oposição aos governos de orientação neoliberal, de Fernando Collor a Fernando Henrique Cardoso. Firmou-se nesse período como uma força de cisiva no cenário político nacional, fato que culminou na eleição e reeleição de Lula à Presidência da República nos pleitos de 2002 e 2006, e na eleição da também petista Dilma Rousseff no pleito de 2010. Deste lugar, tem sido protagonista de mudanças que elevam efetivamente as condições de vida dos trabalhadores; não apenas no Brasil, mas na América Latina.

Apesar de sua importância, no entanto, o PT jamais tinha sido objeto de uma pesquisa bibliográfica dedicada a mapear os estudos existentes sobre sua origem, composição social e sua evolução enquanto força política organizada e projeto de poder. Pois é disto que a trata a obra que o leitor tem em mãos.  Nela  encontram-se  mais  de  1,2  mil  referências  bibliográficas  sobre  o PT, publicadas em livro em todo o mundo entre 1978 e 2002, acompanhadas de resumos. Espera-se que possa servir de subsídio à formação política da militância (sobretudo os jovens); ao aprofundamento das pesquisas acadêmicas;
à reflexão sobre a trajetória e desafios atuais do PT; e também de referência ao
público em geral, tais como estudantes e jornalistas, por exemplo.

O volume de publicações aqui reunidas problematiza uma visão, difundida em obras recentes, de que os estudos sobre o PT são raros. Além disso, a existência de livros publicados em praticamente todos os continentes, por sua vez, revela a importância histórica e política do PT, que desperta interesse em todo o mundo. Já o conteúdo destes trabalhos mostra a complexidade e os desafios que se impõem ao projeto petista em sua caminhada por melhorar as condições de vida e trabalho das camadas oprimidas no Brasil, bem como por realizar a sua vocação histórica de elevar tais setores à condição dirigente no país.

Junto  aos  mais  de  1,2  mil  resumos  reunidos  aqui,  apresentamos  um breve  ensaio  sobre  o  processo  de  produção  e  de  tratamento  técnico  do  patrimônio histórico do PT (que inclui recursos como seu acervo documental, as memórias de militantes e dirigentes, e também a produção bibliográfica) de 1978 a 2013. Além de contextualizar e detalhar o projeto “PT: bibliografia comentada  (1978-2002)”,  do  qual  esta  obra  é  uma  primeira  grande  síntese, este ensaio relata os esforços empreendidos pelo PT e pela Fundação Perseu Abramo no que diz respeito à tarefa, tão politicamente importante quanto tecnicamente desafiadora, de registrar, organizar e disponibilizar para consulta o patrimônio histórico do PT, imprescindível à compreensão de sua trajetória e perspectivas futuras.


Nenhum comentário