Banner

DESTAQUES:

Google decreta o fim da fábrica de mentiras do MBL

O Google News anunciou a implantação de uma ferramenta para verificar a autenticidade de notícias, e assim como o Facebook, que está  iniciando o processo de implantação de uma ferramente equivalente.

Foto: Reprodução
Ambas as empresas tornaram-se alvo de polêmicas e críticas, pois seus serviços possuem algorítmos obsoletos, que permitem a promoção das famigeradas notícias falsas (fake news), o que inclusive influenciou no resultado recente de eleições em todo o mundo.



No Brasil, a classificação de notícias será realizada por agências de verificação de fatos, como a Agência Pública, reconhecida pelo jornalismo investigavito.

Com a implantação destas ferramentas de classificação de notícias, pessoas, grupos e movimentos, responsáveis por produzir e difundir mentiras, boatos, suposições e opiniões, como se fossem informações, terão suas atividades questionadas, e provavelmente perderão a credibilidade.Exemplo disso será o Movimento Brasil Livre (MBL), e sua rede de difusão de ódio, que conforme evidenciado no artigo Cadastro Nacional de FAKE NEWS, serão expostos e perderão a credibilidade, diante da classificação.

Portanto, com o anúncio desta ferramenta, o Google acabou de decretar o fim da fábrica de mentiras do MBL e sua rede difusora de desinformação.

Nenhum comentário